Dica de filme: Casablanca

27 de novembro de 2012

Já que hoje o filme Casablanca completa 70 anos, resolvi colocá-lo aqui no blog. Já faz um tempinho uns aninhos que eu assisti o filme, mas a história é realmente marcante, não é a toa que é um dos filmes mais famosos do cinema. Filmado em 1942 e estreado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman o longa baseado na peça Everybody Comes to Rick's de Murray Burnett e Joan Alison, conta uma história de amor que se passa na cidade de Casablanca, no Marrocos. O americano Rick (Humphrey Bogart) dono de um bar "Café do Rick", em Casablanca, onde frequentam todo o tipo de gente desde refugiados, ladrões a políticos, ajuda os exilados a fugirem para seus países de origem. Eis que nessa confusão toda, surge um casal pedindo ajuda e a mulher é nada mais nada menos que sua grande paixão Ilsa (Ingrid Bergman) Ó céus, Ó glória. A partir daí começa seu dilema: Ajudar ou não Ilsa a fugir com seu marido? Além de romance, o filme nos deixa a par da cultura árabe e nos insere um pouco no contexto da Segunda Guerra Mundial, um filme completo e muito interessante, diga-se de passagem. Como se não bastasse foi vencedor de 3 Oscars (melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado). 

FICHA TÉCNICA
Diretor: Michael Curtiz
Roteiro: Murray Burnett, Joan Alison, Julius J. Epstein, Philip G. Epstein, Howard Koch
Gênero: Drama/Romance
Origem: Estados Unidos
Duração: 102 minutos





Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Legal o texto! Casablanca é genial, né? Em todos os detalhes... não sei se vocês gostam da cena do xadrez, que é riquíssima em significado (a abertura usada é a Defesa Francesa, que parece a Linha Maginot, a linha de defesa da França contra o ataque alemão que acabou passando ao largo...).
    Um conhecido meu abordou o tema neste breve texto: http://10perolas.blogspot.com.br/2013/01/aulas-de-xadrez-no-escurinho-do-cinema.html
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir



Isadora Markus • Todos os Direitos Reservados • Copyright © 2016 • Powered by Blogger • Desenvolvimento por